cartaz

18° Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia (SNHCT)

Estão abertas até 01 de maio as inscrições de trabalhos para o 18° SNHCT, que será organizado nos dias 05, 06, 08 e 09 de Setembro de 2022 nas dependências da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo. Promovido regularmente desde 1986 pela Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC), o SNHCT é o mais antigo e maior evento nacional da área, congregando pesquisadores de diversas origens e especialidades.

Tomando como ponto de partida as celebrações do bicentenário da independência, as conferências e mesas redondas do SNHCT terão como eixo central as ciências na história do Brasil, nesses 200 anos. Entre as atividades previstas, além das conferências e mesas redondas, estão os simpósios temáticos, minicursos, apresentações de pôsteres, lançamento de livros e outras atividades socioculturais.

Contando com a presença de importantes pesquisadores do país, o 18° SNHCT terá as seguintes mesas redondas:

1) Pandemias e Vacinas;

2) História da Ciência e da tecnologia em tempos digitais;

3) Ciência, Políticas raciais e Desigualdades no Brasil.

E três minicursos:

1) História da Ciência e ensino: discutindo fronteiras, com Andreia Guerra de Moraes (CEFET/RJ), Thiago Peron (IF Sudeste MG);

2)  Estudos sociais da ciência e da tecnologia em tempos de emergências e negacionismos, com Simone Kropf (FIOCRUZ-RJ), Luiz Alves Araújo Neto (FIOCRUZ-RJ), Ede Conceição Bispo Cerqueira (FIOCRUZ-RJ), Thiago da Costa Lopes (FIOCRUZ-RJ)

3) Acervos e fontes para a história da saúde em São Paulo, com Márcia Regina Barros da Silva (USP), Isabella Bonaventura (USP), Henrique Sugahara Francisco (USP).

Podem apresentar Comunicações Orais mestrandos, doutorandos, mestres ou doutores, nos vários Simpósios Temáticos (ST) do SNHCT, que conta com um ST que contempla temáticas gerais em HCT. Alunos de iniciação científica, nível médio e/ou graduação, podem apresentar no formato Poster. Também é possível acompanhar os debates do 18° SNHCT na modalidade ouvinte.

Para a lista dos simpósios e outras informações, veja em: https://www.even3.com.br/18snhct/