O Arquivo
O Almirante Álvaro Alberto da Motta e Silva, carioca nascido em 1889, trouxe grandes contribuições para a ciência brasileira. Foi importante químico de explosivos, professor da Escola Naval, representante do Brasil na Comissão de Energia Atômica no Conselho de Segurança da ONU, em 1946. É também reconhecido como um dos idealizadores e primeiro presidente do Conselho Nacional de Pesquisas, o CNPq, graças aos seus esforços na articulação de políticas científicas.
Seu acervo, doado pela família ao Centro Interunidade de História da Ciência (CHC-USP), conta com milhares de documentos do Almirante - entre documentos textuais e fotográficos - frequentemente procurado por pesquisadores. Antes localizado em Petrópolis, cidade de sua família, passou pelo tratamento e catalogação, culminando na publicação de seu Inventário Analítico em 1996. Com o objetivo de dinamizar o acesso aos documentos, os mesmos estão sendo digitalizados em trabalho atualmente em andamento, compondo parte do mestrado da pesquisadora Camila Martins Cardoso, no Programa de História Social da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP).
Iniciado em março de 2019, o trabalho também inclui nova higienização e acondicionamento do Arquivo Álvaro Alberto em melhores condições, de acordo com as diretrizes atuais para conservação adequada, renovando os invólucros e caixas nos quais o Arquivo físico é armazenado no CHC. Como meta final, o trabalho realizado no CHC pretende tornar pública a totalidade do Arquivo, em plataforma online. Serão incluídos novos documentos de acordo com o andamento do trabalho.
Política de uso
O Arquivo Álvaro Alberto virtual é de acesso público e gratuito, o uso do material deste acervo é livre mediante a citação da fonte. Esse crédito deverá mencionar o nome deste arquivo, do Centro de História da Ciência e da Universidade de São Paulo.
Como utilizar:
Os documentos estão organizados, para melhor acesso, em Caixas (pastas), com a indicação de conteúdo, da maneira como está dada a organização no acervo físico. No arquivo Inventário, o usuário pode encontrar dados gerais sobre a organização e uma nota biográfica sobre o Almirante, além do inventário analítico em si.
No inventário analítico, o pesquisador poderá escolher os documentos de seu interesse via tipo e descrição, anotando o código (notação) dos documentos escolhidos, que então podem ser encontrados dentro das pastas do Arquivo virtual.
Siglas de orientação para a pesquisa, utilizadas na notação:
Álvaro Alberto (AA)
Documentos Pessoais (DP)
- Do Titular (DPT)
- Da Família (DPF)
- Complementar (DPC)
Correspondência (C)
Sociedade Brasileira de Explosivos Rupturita S.A. (SBR)
Marinha (M)
Escola Naval (MEN)
Comissão de Estudo dos Explosivos Tipo Super Rupturita (MSR)
Comissão Organizadora do Regulamento de Pólvoras e Explosivos (MPE)
Academia Brasileira de Ciências (ABC)
Liga da Defesa Nacional (LDN)
Organização das Nações Unidas (ONU)
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Produção Intelectual (PI)
- Do Titular (PIA)
- De Terceiros (PIT)
Recortes de Jornais (RJ)
Documentos Áudiovisuais:
- Fotografias (FOTO)
- Filmes (FILME)
- Discos (DISCO)
- Fitas (FITA)