Seminário TeHCo-DHISSENSO

Ciência, Universidade e Diplomacia Científica: a trajetória brasileira de Gleb Vassilievich Wataghin (1934-1971)

Luciana Vieira Souza da Silva: Licenciada em Ciências da Natureza (EACH-USP), Mestra em Estudos Culturais (EACH-USP) e Doutora em Educação – História da Educação e Historiografia (FE-USP)

Sexta-feira, 04 de setembro de 2020, às 14h.

Transmissão pelo canal do TeHCo no YouTube.

Link e mais informações em: http://portal.if.usp.br/tehco/

Resumo: Nascido na Rússia e naturalizado italiano, o físico Gleb Wataghin (1899-1986) participou da organização do Departamento de Física da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (FFCL-USP), desde a sua fundação, em 1934, até 1949, quando retornou à Itália. Este seminário abordará a trajetória brasileira de Wataghin, tendo em vista suas táticas voltadas à internacionalização do departamento, conforme resultados presentes na tese de doutorado “Ciência, universidade e diplomacia científica: a trajetória brasileira de Gleb Vassilievich Wataghin (1934-1971)”, defendida na Faculdade de Educação da USP e financiada pela FAPESP. Dentre os principais resultados, destaca-se a análise das redes de sociabilidades estabelecidas por Wataghin com a Itália, os Estados Unidos, a França e a União Soviética, que promoveram a internacionalização de seu grupo brasileiro por meio da articulação entre ciência, diplomacia e ensino superior, além de laços de nacionalidade, amizade e parentesco.