Toda semana, o museu da Faculdade de Medicina vai expor em suas redes sociais itens importantes do acervo; história das pandemias é um dos temas abordados

Uma seringa de vidro usada em 1930; a primeira máquina da América Latina que funcionou como coração artificial em 1958; e peças de cera, da mesma época, que mostram de forma realista lesões de pele, como as que surgem da sífilis. Materiais como esses, que contam a história da Medicina, serão agora apresentados ao público pelas redes sociais da Faculdade de Medicina da USP (FacebookInstagramYouTube e Twitter). Eles fazem parte do acervo do Museu Histórico Prof. Carlos da Silva Lacaz, que está fechado por causa da pandemia de coronavírus.

Para compartilhar conhecimentos com as pessoas que estão em casa, até que seja possível reabrir o museu de forma segura, serão apresentados semanalmente três projetos. Em História das pandemias e das endemias, às segundas-feiras, o museu vai tratar da gripe espanhola em São Paulo, em 1918, e dos aspectos históricos de endemias como doença de Chagas, sífilis e tuberculose. O material é produzido pelos historiadores do museu em parceria com pesquisadores e pós-graduandos convidados.

Às quartas-feiras, O acervo e suas histórias apresentará vídeos explicativos com os conteúdos do acervo, incluindo materiais, documentos, obras de arte ou iconografia, com indicação de procedência, historicidade e relevância. A seleção será feita com base em itens raros que não constam da exposição física.

O Acervo e sua preservação, tema das sextas-feiras, vai abordar informações sobre preservação do acervo, mostrando como o museu está trabalhando com os seus materiais neste período de fechamento.

Cultura médica

O Museu Histórico da Faculdade de Medicina foi criado em 1977 com apoio da elite médica paulista e de parte significativa dos professores e alunos da própria Faculdade. Considerado o primeiro museu de cultura médica do Brasil, atualmente é voltado para a pesquisa e para o público geral, com exposições e roteiros educativos em temas como História das práticas médicas e de saúde, Arte e Medicina, História social das doenças, entre outros. O museu recebe grupos de estudantes que cursam desde o ensino fundamental, até cursos de graduação e pós-graduação oriundos de todo o Brasil e do mundo.

No site do museu é possível conhecer parte do acervo em um guia disponível on-line, além de ter acesso a livros completos para download sobre a história da medicina.

Mostra Virtual do Museu Histórico “Prof. Carlos da Silva Lacaz”
Faculdade de Medicina da USP

Segunda: História das pandemias e das endemias
Quarta: O acervo e suas histórias