cartaz

Data: 09 de março de 2020
Horário: 9h30 – 12h30
Local: Auditório do Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA)
Rua da Praça do Relógio, 109 – Térreo - Cidade Universitária
05508-050 – São Paulo – SP

O impacto social da Ciência é hoje um elemento essencial à avaliação da qualidade da pesquisa realizada nas Universidades. Movimentos como o acesso aberto e ciência aberta promovem a visibilidade da produção gerada. Porém, estabelecer uma comunicação significativa com a sociedade, incluindo os pesquisadores e o público em geral, é primordial. Em tempos de mídias sociais, hiperinformação e injustiças cognitivas, a difusão científica sobressai como instrumento de conhecimento, compreensão e apropriação social da Ciência.

O objetivo do Encontro “Difusão Científica: visibilidade e impacto da Ciência” é discutir o papel dos profissionais da informação na visibilidade, disseminação, divulgação e acesso à produção científica, acadêmica, técnica e artística das Universidades.

== Programa ==

09h30 – 10h00 | Credenciamento e café de boas vindas
10h00 – 10h10 | Abertura do Encontro | Jackson Cioni Bittencourt | Presidente da Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica - GUIA
10h10 – 10h30 | Difusão Científica: visibilidade e impacto da Ciência e a atuação do bibliotecário | Elisabeth Dudziak | Bibliotecária Coordenadoria AGUIA
10h30 – 11h00 | Divulgação da Ciência e o papel da SCS USP | Luiz Roberto Serrano | Superintendente de Comunicação Social USP
11h00 – 11h30 | Fapesp e a difusão da Ciência | Claudia Izique | Coordenadora de Comunicação da Fapesp
11h30 – 12h00 | Uso das Licenças Creative Commons na divulgação científica | Mariana Giorgetti Valente – Internetlab – Creative Commons

O evento integra as atividades da Semana do Bibliotecário 2020 na USP e é aberto a estudantes, professores, profissionais e demais interessados.