A “Games for Change América Latina” convida professores, pesquisadores, estudantes, desenvolvedores e estúdios, produtores culturais e artistas à criação e divulgação de iniciativas de uso de jogos (analógicos ou digitais) como práticas pedagógicas complementares (em sala de aula ou em regimes de educação a distância). O desafio é combinar todas as formas de educação e aprendizagem com o uso de jogos e games, a “edugamificação”.
Frente às restrições a deslocamentos e aglomeração que resultam da crise sanitária, a oitava edição do Festival G4C América Latina será provavelmente realizada online, na primeira semana de outubro de 2020.

O tema central do Festival é a relação entre a perspectiva lúdica e o ensino de ciências com o pressuposto de que a educação científica é uma condição essencial da cidadania.

Questões importantes nesse horizonte:

- qual a relação entre momentos críticos na história da ciência e o exercício da cidadania, especialmente a partir do século 19?

- em que medida os desenvolvimentos tecnológicos geram benefícios e oportunidades mas também riscos e ameaças em áreas como saúde, meio-ambiente, liberdade de expressão, diversidade cultural e política, direitos humanos, distribuição de renda e acesso a serviços e bens públicos?

- como usar jogos analógicos e games para ampliar o engajamento de alunos do ensino fundamental e médio com temas interdisciplinares que requisitam saberes em ciências, tecnologias, matemática e artes?

- como estimular de forma crítica e lúdica a pesquisa, o estudo e as artes voltadas a temas da história da ciência?

- como usar técnicas de simulação virtual e práticas de representação como RPGs para ampliar a consciência e o conhecimento sobre técnicas de pesquisa, uso de laboratórios e solução de problemas nas diferentes áreas da vida social, da sustentabilidade ambiental e da saúde individual e pública?

- quais teorias, filosofias, trabalhos historiográficos e métodos científicos propiciaram ao longo da história diferentes avanços da ciência experimental, do pensamento crítico e da arte engajada?

A propostas de participação no VIII Festival Games for Change América Latina poderão assumir as seguintes formas:

- palestra

- seminário

- painel

- poster

- artigo

- “game jam”

- “play tests”

- mesas-redondas

- “post mortem”

- “pitching” de projetos de jogos e games

- feira de jogos e games (“marketplace”)

- apresentações artísticas (audiovisual, literatura, artes)

- relatos de experiência em salas de aula ou projetos de extensão universitária

- relatos de experiências em modelos informais de aprendizagem

As propostas serão aceitas até o dia 1 de setembro de 2020. Em função do contexto de isolamento recomendado para o enfrentamento da pandemia em curso, as propostas devem preferencial mas não obrigatoriamente indicar como serão implementadas/apresentadas online. Propostas de realização presencial serão avaliadas também, porém sujeitas a confirmação a depender das condições de acesso a espaços e auditórios a partir do final de setembro.

Mais informações: g4c.americalatina@gmail.com