ST13: Ciência, técnica e tecnologia: a ideia de progressocartaz

Coordenadores:
Nilda Nazaré Pereira Oliveira (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), Gildo Magalhães dos Santos Filho (Centro de História da Ciência/USP)

Resumo: O crescimento das ciências e suas aplicações têm sido impulsionado por uma ideia que, de forma explícita ou velada, se tornou um Leitmotiv: o aprendizado constante, que permite compreender o universo em que se insere a humanidade. Em termos epistemológicos, o conhecimento permite uma aproximação da verdade científica, através de hipóteses, teorias e práticas que, ao longo do tempo vão se modificando num perpétuo e inexaurível enfrentamento com a realidade. Sem esse núcleo da ideia de progresso, a atividade científica, técnica ou tecnológica seria descaracterizada.
O exercício de uma visão crítica com questionamentos sobre as dimensões do progresso tem feito parte de uma longa tradição de discussão dessa questão. O foco do progresso das ciências, técnicas e tecnologias é o ser humano, para a satisfação de suas necessidades materiais e uma melhor qualidade de vida. Por outro lado, por não exercer sua atividade crítica e criativa e por descurar da dimensão humanista, o progresso puramente material tem contribuído para o aumento da alienação dos indivíduos e para a desumanização. A ideia de progresso será tratada aqui como condutora das ações humanas, reverberando na ciência, técnica e tecnologia.
O objetivo é promover discussões em torno de percursos históricos da ciência e da técnica, evidenciados como um processo de construção continuada e crescente de conhecimento, para problematizar e compreender historicamente as questões decorrentes, especialmente com referência - embora não restrito - à sua inserção no contexto da sociedade brasileira e latino-americana.
A intenção é abrigar pesquisadores que se insiram na temática do aumento do conhecimento humano na história das ciências, técnicas e tecnologias, com entrada pelas diversas correntes da historiografia social, econômica e das ideias. De forma interdisciplinar esses assuntos estão relacionados também com a filosofia, as ciências sociais e as humanidades em geral.
A proposta permite congregar interesses variados dialogando de forma convergente com as tradições teóricas e metodológicas presentes nas áreas histórica e epistemológica, envolvendo trabalhos que dialogaram com as ideias de progresso nas ciências, técnicas e tecnologias. Neste sentido podem ser incluídas: as diversas ciências, técnicas e tecnologias, suas representações e interações sociais e culturais; as instituições e demais lugares de produção e comunicação do saber científico e técnico, inclusive aqueles voltados à sua divulgação pública; as políticas científicas e tecnológicas. Interessa ainda agregar trabalhos voltados para o ensino de ciências, caracterizando-se a apresentação do esforço científico como um processo de conhecimento envolto em controvérsias e dúvidas, mas progressivo e continuamente em construção.
Tags