Miguel Rolando Covian (1913-1992) foi um importante cientista argentino que atuou junto à Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, sendo um dos seus maiores propulsores, ao longo de quase 50 anos de atividade. Argentino naturalizado brasileiro, foi o fundador do Departamento de Fisiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e um dos professores pioneiros envolvidos na implantação desta Faculdade. Fez sua formação na escola argentina de fisiologia, criada por Bernardo Alberto Houssay, primeiro prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia (1947) da América Latina. Manteve com ele correspondência quase que diária, só interrompida com a morte do mesmo em 1971.

A partir do testamento de Covian, em que determinou a doação de sua biblioteca e arquivo para o Departamento de Fisiologia da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, nasceu a iniciativa de organização do Museu Histórico e, especialmente, de seu acervo, sob a responsabilidade da professora Anette Hoffmann. Este acervo é formado por biblioteca (cerca de 1000 volumes), correspondência (1813 cartas), discos vinil (música erudita e folclórica), publicações pessoais (livros e separatas) e fotografias.

No evento, serão apresentados um relato histórico sobre a atuação de Covian junto à FMRP; sua experiência universitária com mestres e discípulos; a importância e valor cientifico e histórico da sua coleção com destaque à correspondência entre Covian e seu mestre, o argentino Bernardo Houssay.