O objetivo do encontro​ é trocarmos experiências e realizarmos uma análise coletiva sobre o atual momento das publicações acadêmicas. Enquanto editores acadêmicos, no Colóquio procuraremos pensar as relações e possíveis novas implicações entre o “conteúdo”, o “suporte” e a “divulgação” (distribuição e impacto) do conhecimento ​no cenário que ora se configura. O Colóquio será composto por duas mesas-redondas:

Perspectivas das publicações acadêmicas, onde pretendemos debater questões tais como: chegamos ao fim do periódico impresso? As plataformas de editoração eletrônicas são adequadas ao conteúdo ​das diferentes áreas de produção do conhecimento​ acadêmico? A lógica dos indexadores é imposta pelas ciências “duras”? Os novos suportes eletrônicos que alteram a forma impactam na produção do ​conhecimento acadêmico? Quais os possíveis impactos da crescente “lógica digital” no modo tradicional de produzir conhecimentos ​na Universidade?

Implicações editoriais. Queremos dialogar nesta mesa tanto no que diz respeito à adequação dos aspectos técnicos da editoração acadêmica propriamente (plataformas, softwares, indexadores, edição impressa, edição on line, etc), quanto às possibilidades dessas ferramentas, tais como a integração entre autores, ampliando o número de leitores, mas ao mesmo tempo conduzindo aos autores a uma nova lógica de produção (limites de caracteres, prazos de revisão, publish or perish, obsolescência editorial, etc).